Histórico
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Paranhana, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 23.07.1931, com o nome de Associação Comercial de Taquara, tendo como primeiro Presidente o senhor Theodoro Ritter.
Em 1970, foi reestruturada para acompanhar o avanço da região impulsionada pela industrialização do piretro, com o conseqüente desenvolvimento do comércio e da agricultura, transformando-se em Associação Comercial e Industrial de Taquara. Foi então adquirido o prédio que pertencia ao Banco SulBrasileiro. A partir daí foi crescendo a idéia de construir um Centro Empresarial para abrigar outras entidades.
Em 1986, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Rio Grande do Sul - IPHAE e, em 1992, foi autorizada à restauração do prédio.
As reformas foram concluídas em 1993, e o prédio voltou a sediar a entidade abrigando também outros órgãos.
Em 1995, visando modernizar-se a ACIT foi transformada em Associação da Indústria, do Comércio Serviços do Vale do Paranhana, passando a representar empresas Industriais, Comerciais e de Serviços do Vale, abrangendo as cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho.
Concluindo estas transformações, em 26.04.96 passou a denominar-se na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Paranhana tendo sido eleito como presidente o senhor Carlos Henrique Bley, juntamente com os integrantes do Conselho Executivo e Fiscal. Dentre as tarefas desenvolvidas coube reestruturar a entidade adaptando-a as atuais conjunturas.
Em junho de16/06/2006, por ocasião da Assembléia Geral Extraordinária para aprovação do seu novo Estatuto, passou a denominar-se CÂMARA DA INDÚSTRIA, COMÉRCO, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIA DO VALE DO PARANHANA, ou CICS VP.
Atualmente a CICS trabalha no apoio e desenvolvimento da Agenda Estratégica Paranhana 2020, envolvendo toda a comunidade regional (lideranças comunitárias, políticas, empresariais, de trabalhadores, ONGs, Universidades, do poder público, etc.) a fim de tornar o Vale do Paranhana um lugar de primeiro mundo para se viver.
Muitos são os desafios: acompanhar as mudanças do cenário econômico, político e social, planejando o futuro da região.