Conhecendo a AGENDA DO PARANHANA 2020
O que é Agenda do Paranhana 2020 ou Agenda
Estratégica do Paranhana?
É um trabalho de planejamento que, partindo do estabelecimento de metas, desafios e ações, visa construir uma região melhor para se viver e trabalhar. A Agenda não é uma lista de reivindicações, é um plano de ações. A Agenda não é uma solução para todos os nossos problemas, ela é um dos meios pelos a situação atual pode ser positivamente transformada.
Quem faz a Agenda?
A Agenda não anda sozinha, ela precisa do engajamento da comunidade, assim como ela não tem um dono, pois é de todos. Em todas as etapas acontece a participação de lideranças comunitárias, políticas, empresariais, de trabalhadores, ONGs, Universidades, do poder público, enfim, de representantes de toda a sociedade. O primeiro encontro da Agenda que aconteceu no dia 7 de novembro de 2006, que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, teve como promotores: Prefeitura de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas. ACIS Rolante, Associação Comunitária de Riozinho, CDL Taquara, CDL Igrejinha/TC, CDL Rolante/Riozinho, CICS VP, FACCAT, SINDILOJAS VP, Sind. da Ind. do Calçado de Igrejinha, Sind. Ind. Calç. Parobé, Sind. Ind. Calç. Três Coroas, Soc. de Psicologia do RS - Regional Taquara, Sindicato Rural VP.
A elaboração da Agenda segue alguma metodologia?
A Agenda segue vários métodos sendo um dos principais o Balanced Scorecard. Esta metodologia foi criada nos Estados Unidos nos anos 90 e permitiu às empresas que a adotaram a reversão de resultados operacionais negativos. Posteriormente, a mesma metodologia passou a ser adotada fora do meio empresarial, ao se perceber que ela é útil para qualquer grupo que decida pensar sua estratégia de atuação de longo prazo. No Brasil a primeira experiência foi feita no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e o Paranhana é a primeira região do Estado a aplicar a medotologia.
Há alguém que coordena a Agenda?
A Agenda vem sendo coordenada operacionalmente pela CICS-VP (Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana) com o apoio da Agência de Desenvolvimento Pólo-RS.
Qual é o produto final da Agenda?
A Agenda não é um produto que tem um fim no sentido de ter sido concluído. Ela é um movimento que reúne um conjunto de desafios e ações que precisam ser continuamente monitorados e revisados com vistas ao longo prazo. A Agenda tem uma sucessão de etapas contínuas. Depois do lançamento de idéias ocorridos no primeiro encontro do dia 7 de novembro, vem as priorizações, seguidas das entrevistas e da consulta popular, depois vem as reuniões temáticas e do processo de governança.
O que se discutiu durante o primeiro encontro da Agenda?
O encontro não foi um seminário convencional, nem uma palestra onde os participantes receberam os conteúdos transmitidos passivamente: foi um encontro de trabalho mesmo! O encontro foi um marco histórico para o Paranhana, pois a partir dele será construída a base comum e compartilhada para o futuro da região, ou seja, o que queremos que aconteça em nossa região até 2020.
Como se faz para participar da Agenda?
Toda a sociedade pode participar, através de apresentação de idéias por meio do site (www.cics-vp.com.br), através de consultas populares, nas reuniões temáticas e no processo de governança, cobrando das instituições responsáveis, tanto públicas como privadas, o cumprimento da Agenda.
Como a sociedade vai ter a garantia que as ações definidas na Agenda vão ser concretizadas?
O movimento prevê a criação de um núcleo apropriado para articulação e monitoramento dos indicadores e ações. A gestão da Agenda poderá ser formalizada, por exemplo, através de um Fórum específico (a CNI criou o Fórum Nacional da Industria para monitorar o desempenho estratégico da indústria brasileira), de um Instituto (o Instituto Joinville foi uma OSCIP criada por lideranças do município de Joinville em Santa Catarina para monitorar a implementação do PEJ-Planejamento Estratégico de Joinville), de redes (a cidade de Limeira em São Paulo trabalha desta forma) ou de uma "governança" mista: fórum, instituto e redes de participação. Estas definições serão ainda trabalhadas ao longo dos trabalhos. Uma coisa é certa: o sucesso da Agenda depende do engajamento e da perseverança de todos os cidadão paranhanenses.
Mapa Estratégico: |
|
 |
No dia 8 de maio de 2007, no auditório da Faccat, em torno de 101 pessoas assistiram a apresentação do Mapa Estratégico do Paranhana, entre os quais prefeitos, vereadores, empresários e trabalhadores. O Mapa é o produto do trabalho que vem sendo realizado desde o final do ano passado pela Agenda Paranhana 2020, uma iniciativa de todas as prefeituras municipais, ACIS Rolante, Associação Comunitária de Riozinho, CDL Taquara, CDL Igrejinha/Três Coroas, CDL Rolante/Riozinho, CICS VP, FACCAT, SINDILOJAS VP, Sind. da Ind. do Calçado de Igrejinha, Sind. Ind. Calç. Parobé, Sind. Ind. Calç. Três Coroas, Soc. de Psicologia do RS - Regional Taquara e Sindicato Rural VP.
Dentre os grandes desafios que foram apresentados está a necessidade da diversificação econômica, sendo que as áreas prioritárias eleitas foram a promoção da indústria da reciclagem e de pólos de inovação tecnológica. Também o setor público foi destacado, sendo que os dois principais desafios apresentados foram a transparência e clareza na prestação das contas públicas e a qualificação e avaliação permanente dos servidores, dos vereadores e dos prefeitos.

FOTOS: |
|
 |
1ª ETAPA |
|
 |
Descrição:
O primeiro encontro da Agenda aconteceu no dia 7 de novembro de 2006, no Parque Ecoland, em Igrejinha, e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, representando os mais diversos segmentos da sociedade (empresários, trabalhadores, poder público, educadores, profissionais liberais,...).
Neste encontro foram definidos desafios e ações que devem ser planejadas e executadas pelo setor público e iniciativa privada, tornando o Paranhana um lugar melhor para viver e trabalhar.
Temas:
GESTÃO PÚBLICA
INFRA-ESTRUTURA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
EDUCAÇÃO E CULTURA
SAÚDE E SANEAMENTO
SEGURANÇA
MEIO AMBIENTE
FOTOS: |
|
 |
Depoimentos: |
|
 |
Luis Carlos Aguiar de Abreu - Delegado de Policia - Taquara |
Devemos parar com as lamentações e fazer alguma coisa por nós, pela família e pela comunidade como um todo. Deixar tudo a cargo do setor público, certamente não alcançaremos nossos objetivos. A Agenda Estratégica do Vale do Paranhana não pode deixar esquecido o setor da segurança pública, que é um dever do Estado, mas também é obrigação de todos aqueles que vivem em comunidade. Sem modéstia, o MARCOS é um empreendedor, um inovador e por isso está de parabéns, assim como todos aqueles que fazem parte da CICS-VP, seja de forma direta ou indireta.
Data: 15/11/2006
|
Elizabete Kohlrausch - Advogada - Taquara |
Louvável a iniciativa! Se nós mesmos não acreditarmos, quem acreditará. Temos que parar de esperar pela política oficial, torcer para que eles não atrapalhem e fazer a nossa parte. Parabéns Marquinhos!
Data: 13/11/2006
|
Enio Terra - Industriario - Rolante |
Eu participei das discussões da CICS-VP no dia 07, onde construimos bases para o desenvolvimento de nossa regiao. com certeza temos muito que avançar, mas vontade nao falta, foi o que ficou demonstrado naquele dia. todas as forças vivas da regiao se fizeram presentes com um unico proposito, buscar alternativas. temos potencial intelectual, politico, humano(força de trabalho), economico e natural temos para dar certo. e vai dar.
Data: 13/11/2006
|
Guilherme Timmen Viacava - Aux. Adm. - Taquara |
Se não soubermos aonde queremos ir, não iremos a lugar nenhum.
Data: 13/11/2006
|
Eleine M. L. Candemil - Professora Aposentada - Taquara |
Gente," Querer é poder"! Lembro-me de uma colocação de meu falec. cunhado Haroldo V. Candemil, quando da construção do Candemil Executivo Hotel: dizia ele:"temos que pensar em termos de região." No recente encontro no Parque Ecoland , tendo em vista:"O Paranhana que queremos - Uma visão de futuro," foi colocado, também:"Deixem de lado o pensamento nas suas cidades e foquem a região como um todo"... É por aí..."A união faz a força" e as coisas acontecem.
Data: 12/11/2006
|
Ana Lúcia - Aposentada - Taquara |
Uma historinha para pensar... Existia uma cidade com uma produção vinícula enorme.O presidente dos vinicultores propôs o seguinte: Cada vinicultor levaria uma garrafa com a sua melhor safra de vinho que teria produzido durante aquele ano e colocaria em uma pipa. Marcaram o dia e todos estavam na praça para a cerimônia de degustação das melhores safras de suas produções. Mas teve um dos vinicultores, que pensou o seguinte: Para que irei "gastar uma garrafa de vinho" da minha melhor safra? Vou levar água dentro desta garrafa de casco escuro e ninguém vai perceber que não levei meu vinho e assim, tomo o vinho deles e economizo o meu. E assim o fez... Chegado o momento da degustação o presidente foi até a torneira da pipa e quando abriu , foi um OHHHHHHHHH só, na praça, porque ao invés de sair vinho saiu somente água. Conclusão: Todos os vinicultores pensaram a mesma coisa, para que eu levar meu melhor vinho se os outros vão levar? Pensem!!! Se cada um de nós fizéssemos a nossa parte, tenho a certeza que com o potencial que nosso Vale do Paranhana tem , podemos dar a virada do século, basta cada um se concientizar da sua responsabiblidade e não ficar esperando pelo , vizinho, amigo, ou poder público. Parabéns a CICS (Marcos Kayser e sua Diretoria)por essa iniciativa , muito bem conduzida e tenho a certeza que colheremos muitos frutos sadios deste plantio.
Data: 10/11/2006
|
Alice Terezinha Luz Lehnen - Empresária e Advogada - Taquara |
Vamos levantar o ânimo - fiquei receosa para abrir o resultado e, realmente meu medo era justificado. Está na hora de cada um de nós dar a contribuição devida para a região. Muitas vezes temos idéias e achamos que são pequenas demais para compartilhá-las - Por favor, a CICS-VP (Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do paranhana) está aberta para receber suas sugestões para alcançarmos o desenvolvimento econômico de nossa região e realizarmos tudo aquilo que seja bom para alcançarmos um índice de qualidade de vida dígno do ser humano com pleno atendimento nas áreas da educação, saúde, segurança e habitação. Taquara e toda a região deve se examinar e perceber que temos coisas boas, que somos um povo capaz de novos empreendimentos. Se nos considerarmos apenas um município, se nos considerarmos apenas um dentro de um município sentiremos que nada somos, mas se considerarmos que somos todos congregados por interesses comuns de uma micro região nos sentiremos grandes e fortes.
Data: 10/11/2006
|
Carlos Giovani Rodrigues - Empresário - Taquara |
Esta iniciativa busca traçar um plano para o desenvolvimento regional a longo prazo, porém desconheço o resultado do encontro desta semana. Acredito que no encontro muitas idéias podem ter sido geradas, portanto quando o plano estiver montado e disponível, poderemos avaliar.
Data: 10/11/2006
|
Renata Vieira Martins - Jornalista - Taquara |
A iniciativa é realmente ótima, mas seria inteligente tomar cuidado para não se tornar um objeto de exclusão. Quando foi feita uma opção de convidar determinadas pessoas, com convites marcados e sem a possibilidade de entrada de outros interessados, perdeu-se a chance de receber idéias e propostas de pessoas que foram barradas ou esquecidas.
Concordo com a Alice, temos que fazer a nossa parte, mas para isso acontecer seria interessante que as próximas ocasiões fossem mais democráticas!
Data: 16/11/2006
|
2ª ETAPA |
|
 |
Descrição:
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2007, 303 entrevistas foram realizadas com pessoas que participaram do primeiro encontro e também com pessoas que não participaram. Novas ações foram sugeridas dentro dos temas escolhidos na primeira etapa. Os entrevistados também tiveram a oportunidade para escolherem os desafios que consideraram os mais prioritários para serem assumidos pela região na direção de torná-la até o ano de 2020 a melhor região do Estado do Rio Grande do Sul para viver e trabalhar.
Desafios: |
|
 |
GESTÃO PÚBLICA
Modernização e desburocratização da máquina pública
Transparência e clareza na prestação das contas públicas
Maior austeridade nas administrações públicas
Qualificação e avaliação permanente dos servidores e dos gestores públicos
Criação de uma poupança pública em cada município
Aumento da representatividade política da região
INFRA-ESTRUTURA
Definição de áreas com infra-estrutura adequada para novos empreendimentos
Conservação e melhoria das estradas
Pesquisa de fontes alternativas de energia
Implantação de um aeroporto regional
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Definição das principais vocações da região
Criação de um plano integrado para o desenvolvimento econômico da região
Formação de líderes empreendedores para atuação na região
Fortalecimento e ampliação dos arranjos produtivos locais (foco: Calçados)
Consórcio regional para atração de novos empreendimentos
Criação de marketing institucional da região
Incentivo ao associativismo, redes de cooperação e intercâmbio entre empresas locais
DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
Promoção da indústria da reciclagem
Promoção do turismo sustentável
Promoção do setor moveleiro
Promoção do setor metalmecânico
Promoção do agronegócio e negócios ecológicos (água, biodiesel, bambu)
Promoção da produção e industrialização de alimentos
Promoção de pólos de inovação e tecnologia
EDUCAÇÃO E CULTURA
Maior qualificação do ensino fundamental, médio, técnico e superior
Integração das escolas, faculdades e empresas no âmbito municipal e regional
Criação de cursos técnicos e cursos superiores de acordo com a vocação municipal e regional
Erradicação do analfabetismo e redução da evasão escolar
Capacitação das escolas para o ensino de um segundo idioma fluente
Educação em turno integral
Qualificação e ampliação de bibliotecas e espaços culturais
SAÚDE E SANEAMENTO
Criação de um hospital regional para atendimento de alta complexidade
Qualificação dos serviços em hospitais, clínicas e consultórios
Criação de programas de prevenção da saúde física e mental
Educação para o planejamento familiar
Implantação de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios
Criação de centros públicos de atendimento psicológico
SEGURANÇA
Formulação de uma política regional de segurança pública
Criação do Fundo Regional de Segurança Pública
Aumento do contingente policial na região
Aumento da segurança no presídio regional (Taquara)
Qualificar e valorizar profissionais dos órgãos de segurança
MEIO AMBIENTE
Implantação de coleta seletiva de lixo em todas as cidades da região
Criação de centrais de tratamento de resíduos industriais
Preservação e manutenção das áreas verdes e bacias hidrográficas
Criação de programa para recomposição da Mata Ciliar
Educação ambiental nas escolas
Respeito às leis ambientais e aos planos diretores municipais
3ª ETAPA |
|
 |
Descrição:
No mês de março 4906 pessoas do Paranhana, trabalhadores da iniciativa, empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, políticos, entre outras, escolheram aqueles desafios que para elas representaram os mais prioritários dentro dos 8 temas da Agenda. O resultado ficou assim:
CONSULTA POPULAR DA AGENDA PARANHANA 2020 |
*GESTÃO PÚBLICA |
FINAL |
Aumento da representatividade política da região |
703 |
Criação de uma poupança pública em cada município |
464 |
Maior austeriade nas administrações públicas |
864 |
Modernização e desburocratização da máquina pública |
1010 |
Qualificação e avaliação permamentes dos servidores, vereadores e prefeitos |
2018 |
Transparência e clareza na prestação das contas públicas |
2576 |
*SEGURANÇA |
|
Aumento do contingente policial na região |
2590 |
Aumento da segurança no presídio regional de Taquara |
503 |
Criação do fundo regional de Segurança Pública |
576 |
Formulação de uma política regional de segurança pública |
1404 |
Qualificação de valorização dos profissionais dos órgãos de segurança |
2608 |
*DESENVOLVIMENTO REGIONAL |
|
Consórcio regional para implementação de novos empreendimentos |
972 |
Criação de um plano integrado para o desenvolvimento econômico da região |
1924 |
Criação de marketing institucional da região |
403 |
Definição das principais vocações da região |
431 |
Formação de líderes empreendedores para atuação na região |
673 |
Fortalecimento e ampliação dos arranjos produtivos locais (foco: Calçados) |
1881 |
Incentivo ao associativismo, redes de cooperação e intercâmbio entre empresas locais |
1357 |
*MEIO AMBIENTE |
|
Criação de centrais de tratamento de resíduos industriais |
2022 |
Criação de programa para recomposição da Mata Ciliar |
617 |
Educação ambiental nas escolas |
1206 |
Implantação de coleta seletiva de lixo em todas as cidades da região |
1386 |
Preservação e manutenção da fauna, flora e bacias hidrográficas |
1533 |
Respeito às leis ambientais e aos planos diretores municipais |
884 |
*DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA |
|
Promoção da indústria da reciclagem |
1658 |
Promoção da produção e industrialização de alimentos |
1341 |
Promoção de pólos de inovação e tecnologia |
1565 |
Promoção do agronegócio |
761 |
Promoção do setor metalmecânico |
481 |
Promoção do setor moveleiro |
524 |
Promoção do turismo sustentável |
1314 |
*EDUCAÇÃO E CULTURA |
|
Capacitação das escolas para o ensino de um segundo idioma fluente |
970 |
Criação de cursos técnicos e cursos superiores de acordo com a vocação municipal e regional |
1783 |
Educação em turno integral |
633 |
Erradicação do analfabetismo e redução da evasão escolar |
640 |
Integração das escolas, faculdades e empresas no âmbito municipal e regional |
1055 |
Maior qualificação do ensino fundamental, médio, técnico e superior |
1352 |
Qualificação e ampliação de bibliotecas, espaços culturais e de lazer |
1218 |
*SAÚDE E SANEAMENTO |
|
Criação de centros públicos de atendimento à criança e ao adolescente |
852 |
Criação de programas de prevenção da saúde física e mental |
639 |
Estruturação de um hospital para atendimento de alta complexidade na região |
2500 |
Educação para o planejamento familiar |
630 |
Qualificação dos serviços em hospitais, clínicas e consultórios |
1221 |
Implantação de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios |
1792 |
*INFRA-ESTRUTURA |
|
Conservação e melhoria de estradas, ruas e passeios públicos |
3600 |
Definição de áreas com infra-estrutura adequada para novos empreendimentos |
2344 |
Pesquisa de fontes alternativas de energia |
1527 |
FOTOS: |
|
 |
4ª ETAPA |
|
 |
Descrição:
Dentre os meses de julho e setembro estão ocorrendo as reuniões dos grupos temáticos da Agenda Paranhana 2020, reunindo representantes da iniciativa privada, trabalhadores e empresários, e do poder público, funcionários públicos, secretários municipais e vereadores. As lideranças convidadas têm se reunido, sob a orientação de facilitadores, e estão subdivididas por tema e objetivo. Os participantes são aqueles que possuem um certo grau de especialidade e afinidade com o tema e dentre as tarefas está discutir indicadores e projetos muitos dos quais já foram apresentados nas primeiras etapas. O resultado dos trabalhos deverá ser apresentado a toda a sociedade do Paranhana em novembro quando a Agenda completará um ano.
FOTOS: |
|
 |
FOTOS: |
|
 |
ARTIGOS: |
|
 |
|
|
# |
Cinco perguntas básicas para planejar uma região que pretende prosperidade. |
Marcos Kayser |
|
Segurança Pública, um tema estratégico dentro da Agenda Estratégica. |
Cláudio Silva da Rocha |
|
|