ASSESSORIA EM GESTÃO PELA QUALIDADE

1. Quem somos  

A CICS-VP - Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - é uma entidade sem fins lucrativos,   fundada em 23.07.1931, que dentre as suas principais atividades destaca-se a assessoria no desenvolvimento de Agendas Estratégicas, um novo conceito de planejamento estratégico para o setor público como também privado. A CICS atualmente exerce a  coordenação técnica da Agenda Paranhana 2020 e participa ativamente da Agenda 2020, coordenada pela Pólo-RS Agência de Desenvolvimento. A CICS também coordena o Comitê Regional do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) no Vale do Paranhana, cujo trabalho mereceu o Prêmio Comitê Destaque 2007.

2. Qual é a proposta

Assessorar e dar suporte técnico para a elaboração e a manutenção de uma Agenda Estratégica, incluindo a adoção de um modelo de gestão pela qualidade com base nos critérios do PNQ (Plano Nacional da Qualidade).  

 3. A quem se destina

Instituições públicas e privadas que desejam elaborar ou revisar seus planos estratégicos abrangente, visando o aumento da capacidade de investimento e a melhoria substancial da qualidade da gestão. 

 4. Etapas do trabalho

 4.1. Diagnóstico Estratégico

  • Identificação do estágio atual da organização em relação aos critérios de excelência da qualidade (preenchimento do questionário de gestão).

 4.2. Diretrizes Estratégicas

  • Elaboração ou revisão da missão, da visão e dos valores que norteiam a Organização.
  • Análise dos fatores internos, mapeando as forças e fraquezas da Organização.
  • Análise dos fatores externos, mapeamento as oportunidades e as ameaças.
  • Apresentação do Mapa Estratégico com as perspectivas e diretrizes estratégicas, elaboradas com base na metodologia BSC – Balanced Scorecard.

 4.3. Projetos e Ações

  • Levantamento dos projetos existentes, dentro de cada objetivo estratégico, relacionado no Mapa, com a descrição do respectivo responsável, cronograma, meta, lista de ações, entraves, custos e situação. 
  • Apontamento de novos projetos que, integrados aos projetos já existentes, vão ao encontro das diretrizes estratégicas.
  • Assessoria na escolha de uma ferramenta que permita o acompanhamento dos projetos e preencha requisitos básicos de integração e controle.
  • Apresentação do Painel de projetos aos funcionários e à sociedade.

4.4. Controle e Gestão

 
  • Escolha dos Indicadores de desempenho, atendendo aos critérios do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), e definição dos parâmetros de referência. Assessoria na escolha de uma ferramenta para o acompanhamento dos indicadores e dos resultados. Palestra de sensibilização dos funcionários para a importância da Qualidade. Formação do Comitê interno da Qualidade.
  • Assessoria para introdução de ferramentas de gestão (5S, PDCA).
  • Orientação para participação no PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), incluindo a participação no SA (Sistema de Avaliação).

5. Contato

CICS-VP: (51) 3542.6444 - www.cics-vp.com.br