FÓRUM DE GESTÃO


Aconteceu na manhã do dia 15/05/2008, na sede da CICS-VP, o Fórum de Gestão da Agenda Paranhana 2020, que contou com a participação de lideranças da região além da presença da Diretora do Departamento de Planejamento Governamental, Rejane Alieve, enviada especial da Governadora Yeda Crussius. No encontro foi apresentado a situação em que se encontram os 39 projetos da primeira onda que fazem parte do Relatório 2007, apresentado em outubro do ano passado, quando do encontro ocorrido no município de Três Coroas. Dos 39 projetos, 31 tiveram andamento o que foi considerado pelos presentes um número bastante expressivo, visto se constituírem em projetos de certa complexidade, principalmente porque envolvem não apenas uma cidade mas todas as cidades que compõem a região. Segue abaixo a apresentação da situação de momento dos projetos:





DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Facilitador: Gustavo Pasquali


Projeto: Capacitação do APL Calçado - Última Atualização:11/04/2008
Entidade Coordenadora: Sindicatos do Calçado
Situação: O Sindicato do Calçado de Três Coroas firmou convênio com o Sebrae. Há dois grupos de empresas de Três Coroas (15 Indústrias de Calçados e 13 Componentes), concluindo o curso de Indicadores de Gestão Empresarial. Após haverá mais cursos nas áreas de gestão, produção e marketing, além de consultorias.
Previsão: Final de maio deve encerrar o curso de indicadores e até o final deste ano deverá ser concluído todo o programa de capacitação que também poderá ser aplicado em outras cidades do Paranhana.

Projeto: Criação de um Banco de dados do Calçado
Entidade Coordenadora: Sebrae
Situação: Ainda não há dados suficientes para formação do banco de dados.
Previsão: O banco de dados começará a ser formado após o término do programa de capacitação do APL Calçado.

Projeto: Feira do Calçado - Última Atualização:06/05/2008
Entidade Coordenadora: Sindicato das Indústrias do Calçado
Situação: Os empresários do calçado da região adotaram a SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado – como a feira do calçado da região, pois coloca as empresas do Paranhana na vitrine do calçado.
Previsão: A edição deste ano que ocorrerá em Gramado nos dias 03, 04 e 05 de junho deve contar com mais de 90 empresas da região.

Projeto: Selo do Paranhana - Última Atualização:21/05/2008
Entidade Coordenadora: CICS-VP
Situação: A CICS iniciou um trabalho buscando conhecer os Selos já existentes no Paranhana para evitar sobreposição de certificações. Ao mesmo tempo iniciou uma discussão sobre os critérios que poderiam ser adotados como pré-requisitos para a certificação, mas a discussão ainda não chegou a um resultado consensual.
Previsão: Sem previsão no momento.

Projeto: Portal de Negócios do Paranhana
Entidade Coordenadora: Sindilojas VP
Situação: Está em estudo um Guia de Produtos e Serviços das Empresas do Paranhana que será na forma de revista e também estará disponível na Internet. Já foi realizada uma reunião com o empresário que deverá confeccionar a revista e comercializar os espaços.
Previsão: Após receber o protótipo da revista sua conclusão deve ocorrer em até 2 meses.

Projeto: Multifeira do Paranhana - Última Atualização:15/09/2008
Entidade Coordenadora: CDL Igrejinha/Três Coroas
Situação: Foi decidido realizar uma reunião com a participação da AFAMEP (Associação das Fábricas Moveleiras e Esquadrias do Paranhana), com vistas a uma possível integração com a FEMÓVEIS. Nesta reunião estarão presentes representantes da AFAMEP, CICS VP e CDL Igrejinha e Três Coroas.
Previsão: Ainda em maio será realizada a reunião.

Projeto: Reestruturação da Adetep - Última Atualização:12/03/2008
Entidade Coordenadora: ACIS Rolante
Situação: Está sendo feito um estudo sobre a viabilidade da própria CICS-VP assumir a condição jurídica de Agência de Desenvolvimento, evitando-se duplicidade de entidades. Caso não seja viável o novo estatuto da Adetep já está concluído com as devidas atualizações.
Previsão: Até final de maio se deve decidir entre ser a CICS a Agência ou a Adetep.

Projeto: Planejamento estratégico para cada cidade da região - Última Atualização:11/01/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: Todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região receberam proposta de consultoria para realização do Planejamento e as cidades de Três Coroas e Igrejinha aprovaram e já iniciaram os encontros, sendo que estão participando do trabalho secretários, prefeito e vice. A Prefeitura de Parobé também vem elaborando o seu planejamento estratégico na Secretaria de Educação, através de uma parceria com o Sesi. A Secretaria de Saúde de Três Coroas vem elaborando o seu planejamento com a consultoria da empresa Inovativa.
Previsão: Em junho próximo Igrejinha e Três Coroas já terão o Mapa Estratégico consolidado, restando definir indicadores, metas e projetos.




DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA - Facilitador: Roger Ritter


Projeto: Centros de Inclusão Digital - Última Atualização:16/04/2008
Entidades Coordenadoras: AD Paranhana
Situação: A CICS-VP em contato com o deputado federal Beto Albuquerque garantiu verba para implantação de um Telecentro de inclusão digital com 21 terminais, servidor dedicado, mobiliário e datashow.
Previsão:
Até o final do ano

Projeto: Incubadora de Base Tecnológica do Paranhana
Entidade Coordenadora: AD Paranhana
Situação: Faccat e Cimol firmaram convênio para criação de uma incubadora junto as dependências do Cimol. Estão aguardando liberação de verba da Câmara de Vereadores de Taquara para realização de reformas no prédio.
Previsão: Sem previsão

Projeto: Criação de um PMO - Última Atualização:16/05/2008
Entidade Coordenadora: CICS-VP
Situação: O grupo que coordena o projeto recebeu a visita da TenStep, empresa especializada em PMO, que apresentou um panorama de PMO’s no Brasil e no mundo. O projeto PMO (escritório de projetos) também foi enviado ao MCT para ser habilitado no dia 31/03/2008, por solicitação da assessoria do Dep. Tarcísio Zimmermann, a fim de receber recursos a serem aplicados na estruturação e certificação do escritório que será disponibilizado a todas as empresas e prefeituras dos municípios do Paranhana. Previsão: O projeto entrou em análise pela comissão de avaliação do MCT no dia 29/04/2008 e deverá ser aprovado até o dia 16/05/2008, sendo que a liberação dos recursos (cerca de R$125.000,00) deve ocorrer até o final do ano.

Projeto: Recicla Paranhana
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: Projeto ainda não iniciado.
Previsão: Sem previsão

Projeto: Rede Sabor Paranhana
Entidade Coordenadora: Emater/Ascar
Situação: A Emater reuniu representantes de todas as cidades do Paranhana, acrescido de Nova Hartz e começou a fazer um levantamento das principais dificuldades existentes para se ter um selo de qualidade dos produtos do setor primário produzido no Paranhana. Estas dificuldades passam dentre outros itens pela falta de cumprimento de algumas obrigações legais.
Previsão: O levantamento deve estar concluído até agosto

Projeto: O Paranhana é aqui
Entidade Coordenadora: Fórum Regional de Turismo e Faccat
Situação: O Fórum do Turismo do Paranhana, sob a coordenação da Faccat, está levantando junto as prefeituras municipais da região, os principais pontos a receberem as placas de identificação para então solicitar verbas junto a Secretaria de Turismo.
Previsão: Até julho o levantamento deve estar concluído.

Projeto: Portal de Turismo de Aventura do Paranhana - Última Atualização:11/01/2008
Entidade Coordenadora: Fórum Regional de Turismo e Faccat
Situação: O Fórum do Turismo do Paranhana, sob a coordenação da Faccat, está levantando os orçamentos necessários para a confecção do Portal do Turismo de Aventura do Paranhana, a ser publicado na Internet, e divulgado nos meios de comunicação. Uma sugestão seria a colocação de out-door nas principais rodovias que cruzam o Paranhana.
Previsão: Até junho se deve ter concluído as tomadas de preço e o início do processo de adesão dos empreendedores.




EDUCAÇÃO E CULTURA - Facilitador: Raquel Caetano


Projeto: Revisão e Priorização dos Conteúdos Curriculares Mínimos do Ensino Fundamental - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: Será realizado o I Fórum Regional de Educação do Vale do Paranhana para discutir o currículo escolar das Instituições de Ensino Fundamental da região, congregando as escolas de ensino fundamental da região.
Previsão: A realização do I Fórum está prevista para ocorrer em agosto na FACCAT.

Projeto: Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: No I Fórum Regional de Educação do Vale do Paranhana será promovido um amplo debate sobre avaliar a aprendizagem dos estudantes das Instituições de Ensino Fundamental da região, congregando as escolas de ensino fundamental da região.
Previsão: A realização do I Fórum está prevista para ocorrer em agosto na FACCAT.

Projeto: Valorização e Formação continuada do Professor - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: O I Fórum Regional de Educação do Vale do Paranhana, reunirá representantes das mantenedoras e dos rmunicípios da região para também debater sobre os processos de valorização e formação do professor.
Previsão: A realização do I Fórum está prevista para ocorrer em agosto na FACCAT.

Projeto: Pesquisa das vocações regionais - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Unipacs e CNEC
Situação: Está sendo realizada em conjunto com a CICS uma análise detalhada do Programa Junior Achievement como alternativa para desenvolver o empreendedorismo nas escolas da região.
Previsão: Até final de maio se deve ter uma definição sobre a forma de implementação do projeto, seja através do Programa Junior Achievement ou de um outro programa a ser criado.


Projeto: Feira Regional de Projetos de Escolas Técnicas - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Dorothea, Santa Teresinha e Unipacs
Situação: Não houve evolução.
Previsão: Será realizado no mês de maio um encontro para definir o prosseguimento do projeto com as entidades responsáveis: Colégio Santa Teresinha, Instituto Sinodal Dorothea Schafke e UNIPACS.

Projeto: Empreendedorismo na Escola - Última Atualização:02/12/2008
Entidade Coordenadora: Faccat
Situação: Não houve evolução.
Previsão: Será realizado no mês de maio um encontro para definir o prosseguimento do projeto com os CNECS (Rolante e Igrejinha) e a UNIPACS.

Projeto: Calendário Regional de Eventos - Última Atualização:26/05/2008
Entidade Coordenadora: Sesc
Situação: Não houve evolução.
Previsão: Será realizado no mês de junho um encontro para definir o prosseguimento do projeto com o Sesc.




GESTÃO PÚBLICA - Facilitador: Fernando Neves


Projeto: Portal da Transparência do Paranhana - Última Atualização:12/03/2008
Entidade Coordenadora: CICS-VP
Situação: IMPLANTADO (www.paranhana.org.br) e está sendo sistematicamente atualizado

Projeto: Prefeituras e Câmaras de Vereadores no PGQP - Última Atualização:17/03/2008
Entidade Coordenadora: Comitê Regional da Qualidade
Situação: Em março de 2008, foi encaminhado pela CICS-VP, na condição de coordenadora regional do PGQP, a todos os prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores do Vale do Paranhana uma proposta de consultoria para adoção de um modelo de gestão pela qualidade. Este trabalho é uma preparação para este projeto de adesão efetiva ao PGQP. Agora caberá aos gestores avaliarem a proposta e optarem pela CICS-VP ou outra entidade para que possam realizar o trabalho proposto.
Previsão: Aguardando posição das prefeituras de Parobé, Riozinho, Rolante e Taquara e de todas as Câmaras de Vereadores com exceção da Câmara de Taquara que informou haver dificuldade de realizar o trabalho neste ano por questões de impedimento devido as eleições .

Projeto: Adoção de um modelo de gestão pública - Última Atualização:12/03/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: O trabalho de elaboração do planejamento estratégico que já iniciou nas prefeituras de Três Coroas e Igrejinha irá contemplar o estudo e a definição de um modelo de gestão, visando a excelência da qualidade.
Previsão: Até o final do ano o modelo deverá ser estudado.




INFRA-ESTRUTURA - Facilitador: Alice Lehnen


Projeto: Adote a frente da sua casa
Entidade Coordenadora: Prefeituras e Câmaras de Vereadores
Situação: Não houve evolução, mas um grupo de empresários do setor imobiliário deverão se integrar ao projeto
Previsão: Sem previsão

Projeto: Duplicação da RS115 entre Taquara e Três Coroas - Última Atualização:18/03/2008
Entidade Coordenadora: Corede
Situação: Foi entregue por representantes dos municípios do Paranhana ao chefe da Casa Civil, Cezar Busatto, junto com a entrega do Relatório da Primeira Onda da Agenda, um requerimento solicitando a duplicação.
Previsão: Há boas perspectivas da duplicação ser incluída no programa “Duplica RS”

Projeto: Duplicação da RS239 entre Taquara e Rolante - Última Atualização:18/03/2008
Entidade Coordenadora: Corede
Situação: Foi entregue por representantes dos municípios do Paranhana ao chefe da Casa Civil, Cezar Busatto junto com a entrega do Relatório da Primeira Onda da Agenda, um requerimento solicitando a duplicação.
Previsão:
Há boas perspectivas da duplicação ser incluída no programa “Duplica RS”.




MEIO AMBIENTE - Facilitador: Luis Augusto Müller


Projeto: Programa 4Rs - Última Atualização:16/05/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: O Ministério Público está coordenando em conjunto entidades e Prefeituras do Paranhana, o Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano, onde serão debatidas e encaminhadas ações, visando questões ambientais e econômicas.
Previsão: Junho

Projeto: De olho nos resíduos e efluentes industriais - Última Atualização:27/03/2008
Entidade Coordenadora: Secretarias de Meio Ambiente
Situação: O Ministério Público está coordenando em conjunto entidades e Prefeituras do Paranhana, o Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano, onde serão debatidas e encaminhadas ações, visando questões ambientais e econômicas.
Previsão: Junho

Projeto: Controle das águas - Última Atualização:16/05/2008
Entidade Coordenadora: Polícia Ambiental
Situação: O Ministério Público está coordenando em conjunto entidades e Prefeituras do Paranhana, o Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano, onde serão debatidas e encaminhadas ações, visando questões ambientais e econômicas.
Previsão: Junho

Projeto: Programa de Educação Ambiental - Última Atualização:16/05/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
Situação: O Ministério Público está coordenando em conjunto entidades e Prefeituras do Paranhana, o Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano, onde serão debatidas e encaminhadas ações, visando questões ambientais e econômicas.
Previsão: Junho




SAÚDE E SANEAMENTO - Facilitador: Renato Fagondes


Projeto: PGQP nos Hospitais do Paranhana - Última Atualização:17/03/2008
Entidade Coordenadora: Comitê Regional da Qualidade
Situação: Todos os Hospitais da região receberam proposta da CICS-VP, coordenadora do comitê da Qualidade, proposta de consultoria nesta área, mas ainda não houve retorno.
Previsão: Os Hospitais serão comunicados do calendário de cursos do PGQP regional que deverão ocorrer em julho/agosto.

Projeto: Uso de fossas sépticas, filtros anaeróbicos e caixas de gorduras adequadas - Última Atualização:11/01/2008
Entidade Coordenadora: Prefeituras
Situação: O grupo de estudos estabeleceu os critérios minimos para instalação de meios de tratamento sanitário, visando a despoluição dos mananciais hídricos. Ao mesmo tempo há outro grupo liderado pelo Ministério Público, estudando o mesmo assunto.
Previsão: Aguardando retorno da Promotora Dra. Ximena para buscar ações em conjunto.

Projeto: Implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário
Entidade Coordenadora: Prefeituras
Situação: O grupo está em contato com os Secretários dos municípios da região e com os Dirigentes da Corsan, desenvolvendo ações em conjunto.
Previsão: Sem previsão

Projeto: Definição do perfil de hospital de referência
Entidade Coordenadora: Conselho Regional de Saúde
Situação: O grupo de estudos estabeleceu as condições mínimas exigidas pelos Sistemas de Saúde Federal e Estadual para um hospital com as características propostas. Paralelamente a isto, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde sinalizou que o Hospital de Caridade de Taquara seria o seu indicado, fato confirmado pelo Presidente do CRM em recente reunião com os médicos do corpo clínico do SHCT. No entanto o Caridade encontra-se em vias de interdição pelo CRM.
Previsão: Aguardando prazo dado pelo CRM ao Caridade.




SEGURANÇA - Facilitador: Claudio Rocha


Projeto: Álbum eletrônico - Última Atualização:16/05/2008
Entidade Coordenadora: Delegacia de Parobé

Situação: Não houve evolução
Previsão: Sem previsão

Projeto: Unificação das freqüências de rádio da BM e PC - Última Atualização:21/05/2008
Entidade Coordenadora: Delegacia de Polícia e Consepro de Taquara
Situação: Está sendo feita pela Delegacia uma avaliação técnica dos modelo disponíveis no mercado, bem como a crítica e aperfeiçoamento da minuta do Projeto.
Previsão: Julho/Agosto 2008

Projeto: Plano de Barreiras municipal e regional
Entidade Coordenadora: Brigada Militar de Taquara e Consepro de Taquara
Situação: Não houve evolução
Previsão: Sem previsão