Projeto: Capacitação do APL Calçado



Inicia capacitação em Três Coroas
11/04/2008

Inicia no próximo dia 14 o projeto de capacitação do arranjo produtivo calçado, um dos 39 projetos que estão na Agenda Paranhana 2020 e faz parte do conjunto de projetos do tema estratégico Desenvolvimento Regional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (Cics-VP) e o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. A primeira atividade será um curso sobre Indicadores, em Três Coroas, ministrado pelo Sebrae. Conforme a gestora do projeto Pólo das Indústrias de Calçados e Artefatos do Vale dos Sinos e Paranhana, Daniela Pinheiro, “a idéia é despertar nos empreendedores a importância de se trabalhar por meio de indicadores de desempenho, contribuindo para a melhoria da gestão, produção, resultado operacional e para prospecção de mercado”. O programa será dividido em duas turmas, incluindo capacitações e consultorias. As capacitações envolverão diversas áreas e serão definidas a partir dos indicadores de desempenho. “O curso sobre gestão de indicadores, que ocorrerá uma vez por semana, objetiva auxiliar as empresas na definição de seus indicadores e estratégias; e, até a primeira quinzena de maio, as empresas receberão consultorias sobre o processo de implantação dos painéis de indicadores de desempenho em seus negócios”, explica. Os painéis ficam expostos na sede das empresas permitindo que os funcionários acompanhem o desempenho mensal destes indicadores. Daniela informa que, a partir de maio, está previsto o início do mesmo trabalho com as empresas do município de Igrejinha. “A idéia é, posteriormente, expandir a capacitação para os demais municípios da região, pois esse é um trabalho que integra ações da Agenda Estratégica do Paranhana, do qual o Sebrae/RS faz parte”. Conforme o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Analdo Slovinski Moraes, “diante da realidade do mercado, onde a concorrência é cada vez mais acirrada, é imprescindível estar constantemente buscando ações de qualificação, pois para permanecer no mercado as empresas precisam estar sempre atualizadas. Aquelas que fugirem disso, certamente ficarão estagnadas diante das demais”. Só em Três Coroas irão participar do projeto nesta primeira fase cerca de 32 empresas, 15 indústrias fabricantes de calcados e 17 fabricantes de componentes. Mas já está em fase de estudo, estender a capacitação aos ateliers que só em Três Coroas totalizam mais de 60.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Capacitações iniciam em abril
12/03/2008

Em reunião realizada no último dia 11 de março na SUCI em Igrejinha Gustavo Pasquali, em nome do Sebrae, e Fábio Ruppenthal, representando o Sindicato do Calçado de Três Coroas, informaram que os cursos de capacitação devem iniciar em abril.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Sebrae inicia processo de capacitação
11/01/2008

O projeto de capacitação do APL Calçado, já começou. Em dezembro de 2007 foi apresentado o diagnóstico realizado pelo Sebrae junto às empresas do ramo do calçado de Três Coroas e em fevereiro devem iniciar os cursos de capacitação. Estão envolvidas as indústrias de calçados como também os ateliers. Este projeto vem sendo coordenado pelo Sindicato do Calçado de Três Coroas em parceria com o Sebrae.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :