Projeto: Selo do Paranhana



Indústrias calçadistas de Três Coroas terão selo de responsabilidade ambiental
21/05/2008

O Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas lança o selo “Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz”, no próximo dia 03 de junho às 18 horas. O evento acontece no mezanino do SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado, feira promovida em Gramado, RS. Na ocasião várias autoridades do setor estarão presentes. O selo terá a função de identificar empresas que atuam em conformidade com as leis ambientais e civis vigentes no país e que seguem os rigorosos padrões de produção, armazenamento, transporte e reutilização de seus Resíduos Sólidos Industriais (RSI) impostos pelo sindicato. Para receber o selo as empresas são auditadas, seus colaboradores passam por treinamentos e fazem visitas técnicas às etapas do projeto Amanhã Mais Feliz. O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil, que pode tornar a cidade precursora na fabricação de manufaturados com aproveitamento total das matérias-primas e controle absoluto sobre os resíduos gerados. Sua infra-estrutura conta com uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais (RSI), para onde são destinadas 250 toneladas de RSI/mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade. Estes resíduos são encaminhados para a reciclagem e os que não podem ser reciclados vão para o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – ARIP. Este ARIP possui um diferencial muito importante, foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança. Lá, são acondicionados de forma seca, não contaminando o solo ou a água e podem, há qualquer momento, serem retirados para reaproveitamento. Cerca de 68% dos RSI são reaproveitados. Índice muito superior a média nacional, que hoje é de 2,33%, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos – ABRELPE.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Começaram as reuniões sobre o Selo do Paranhana
11/01/2008

Um grupo coordenado pela CICS-VP iniciou em dezembro as reuniões para definirem os critérios para certificação das empresas da região com o "Selo do Paranhana". Os objetivos principais do selo são o fortalecimento do mercado interno (incentivar o consumo interno) e a valorização de empresas comprometidas com a qualidade e a legalidade, incluindo as questões ambientais. Dentre os critérios em debate estão: 1. Gerar empregos no Vale do Paranhana. 2. Pagar impostos no Vale do Paranhana. 3. Implantar e manter algum plano de qualidade. 4. Adquirir produtos e serviços produzidos no Paranhana. 5. Promover coleta seletiva do lixo. 6. Desenvolver programas de capacitação e incentivo aos funcionários. 7. Apoiar ações comunitárias. 8. Usar material reciclado. 9. Não explorar mão-de-obra infantil 10. Não poluir o meio ambiente. Ainda entrarão em debate os procedimentos pelos quais o Selo será concedido e as formas de fiscalização.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :